Sabia que e-mail marketing ainda é uma estratégia muito poderosa? Muitas pessoas usam diariamente seu e-mail pessoal e não se atentam para o fato que podem usar a estratégia de forma assertiva em seu negócio.
Por isso mesmo, nós trouxemos informações e dicas úteis para que possa entender o que é e-mail marketing, com o intuito de que entenda como começar e quais são as melhores estratégias para utilizar a ferramenta.
O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma estratégia importante, usada para dar visibilidade ao seu negócio. Trata-se do envio de e-mail para pessoas que deram o contato e que possuem interesse no nicho em que sua empresa atua.
Dessa forma, a empresa está entrando em contato com público qualificado, o que faz toda a diferença para reforçar sua presença no mercado. Além disso, dependendo da estratégia adotada, é provável que seu contato seja capaz de gerar várias vendas para a empresa.
Portanto, é uma divulgação que deve ser feita por empresas que desejam alcançar seu público-alvo e buscam desenvolver um relacionamento com o cliente.
Afinal, a estratégia de se comunicar com o cliente por meio do e-mail é fundamental. De modo que a empresa possa se aproximar do consumidor, gerar vendas e fidelização.
Como começar a estratégia de e-mail marketing?
Começar uma estratégia de e-mail marketing é importante, mas não deve ser feito de forma estratégica. Confira a seguir como começar:
1. Defina os objetivos com a estratégia de marketing
Sua ação de e-mail marketing deve ter um objetivo claro. Caso contrário, está fadada ao fracasso. Portanto, comece tendo clareza de qual é o objetivo a ser alcançado em cada momento.
Mesmo que a estratégia seja útil para a marca se aproximar do público, gerar vendas e alcançar outros objetivos, cada contato deve ser personalizado para o objetivo do momento.
Dessa forma, é possível até mesmo mensurar os resultados com mais facilidade. O que faz toda a diferença para que saiba se a estratégia está sendo eficiente como deveria.
2. Conheça seu público-alvo
É importante que sua empresa tenha clareza sobre o público-alvo a ser alcançado. De modo que, tenha essa definição para segmentar os e-mails e direcionar o conteúdo adequado.
Afinal, é importante que a pessoa abra o e-mail e leia a mensagem. Caso contrário, haverá desperdício de recursos.
3. Limite um orçamento
O orçamento é uma parte importantíssima da estratégia. Defina quanto deseja investir baseado no público-alvo a ser atingido, metas de marketing, média de investimentos e recorrência dos investimentos.
O objetivo é ter equilíbrio entre o orçamento e o faturamento, para que possa ter um resultado saudável e sustentável.
4. Acompanhe os resultados
A última etapa é colocar o projeto para funcionar e acompanhar os resultados. De modo que, as informações te auxiliem a definir se é preciso fazer ajustes na estratégia ou se está funcionando como o desejado.
Quais são as melhores estratégias de e-mail marketing?
Existem várias estratégias de e-mail marketing que podem ser utilizadas. De antemão, já informamos que a melhor é aquela que é compatível com a sua demanda. Afinal, cada empresa tem um público e uma realidade que precisa ser considerada para definição da estratégia.
Dito isso, trouxemos algumas estratégias eficazes, que podem servir como inspiração, confira a seguir:
Criar uma comunidade
Fazer as pessoas que recebem o seu e-mail se sentirem especiais e diferenciadas é fundamental. Para tal, é interessante ter uma linguagem e criar uma comunidade que dê a sensação de exclusividade.
Afinal, os usuários vão se sentir parte importante da empresa e impulsionados a abrir cada e-mail e se manter informado.
Ter um design encantador
Mesmo que a pessoa esteja abrindo aquele e-mail com pressa, se o design é diferenciado a atenção dela se voltará ao conteúdo.
Por isso, investir no design do conteúdo faz toda a diferença para que possa ter efetividade na atração da atenção.
Disponibilize conteúdo para download
Que tal produzir conteúdo para download? Quando as pessoas abrem e-mails é um sinal de que possuem interesse sobre o tema abordado.
Naturalmente essa pessoa está predisposta a baixar conteúdo e se aprofundar em conhecimentos a respeito daquilo que a marca tem a dizer.
E é uma ótima oportunidade para criar vínculo, esclarecendo dúvidas e construindo a autoridade da marca na mente daquele cliente.
Quando a empresa consegue produzir conteúdo relevante, educar o cliente e ficar em sua memória, dificilmente o cliente procurará a concorrência ao precisar de uma solução que a marca oferece.
Deixar claro o que fazer após ler o e-mail
Uma estratégia muito eficaz de e-mail marketing é deixar claro para o leitor o que ele deve fazer após a abertura do e-mail.
Dessa forma, a pessoa se envolve com o call to action adicionado ao conteúdo. Definir “o que fazer” depende diretamente de seu objetivo e do público-alvo daquele e-mail.
Portanto, para que seja uma estratégia eficaz, é importante que a empresa deixe claro qual é o próximo passo para que aquele cliente tenha sucesso ao alcançar seus objetivos.
Suponha que: o cliente recebeu um e-mail sobre uma nova solução da marca. É importante deixar claro que ele pode experimentar aquela solução prática em seu dia a dia seguindo os passos orientados no e-mail.
Justamente com o intuito de que não fique nenhuma dúvida que impossibilite adotar os próximos passos.
Tenha uma boa equipe fazendo a estratégia de e-mail marketing funcionar
Muito embora possa parecer simples “disparar e-mails”, na prática não é! O e-mail marketing eficaz é uma estratégia, que requer a atuação de especialistas em marketing.
Portanto, é indispensável contratar os melhores profissionais para que se possa ter um bom retorno sobre o investimento.
Aproveite a expertise da equipe QiNetcom. Entre em contato conosco, com o intuito de garantir que tenha a melhor estratégia de e-mail marketing para seu negócio, possibilitando um ótimo retorno sobre o investimento.
Ter uma equipe de especialistas lidando com a estratégia de e-mail marketing faz toda a diferença para alcançar resultados com a ferramenta.