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Branding empresarial: qual a importância da identidade visual e posicionamento de marca?

Autor
Gustavo Lessa Dandolini

8 de junho de 2024

Já ouviu falar sobre branding empresarial? Desenvolver a identidade visual e o posicionamento de marca é importantíssimo para seu negócio. Por isso mesmo, nós trouxemos mais informações para te ajudar a entender o que é e qual a importância do branding empresarial. Confira tudo a seguir.

O que é e qual a importância da identidade visual?

Identidade visual consiste na criação na forma como uma marca será vista. Ou seja, os ícones que vai usar, as cores, fonte, estilo de fotografia e todos os demais detalhes imagéticos da empresa.

Quando se define a identidade visual de uma marca, a decisão impacta significativamente na forma como as pessoas vão se relacionar com a empresa. Uma vez que, é uma decisão que está intimamente relacionada à forma como o público enxerga a marca.

Nos últimos anos cresceu entre as pessoas o uso de redes sociais para se conectarem com marcas.

E a identidade visual é determinante para produzir conteúdos para a internet. Afinal, é um guia completo sobre quais figuras usar, qual fonte, quais cores e muitos outros detalhes que impactam diretamente na forma como a mensagem será recebida pelo público.

Portanto, é indispensável que a empresa avalie sua identidade visual e invista em manter um manual que esteja alinhado aos valores da marca.

O que é e qual a importância do posicionamento da marca?

O posicionamento da marca, por sua vez, é fortemente influenciado pela identidade visual. Trata-se da forma como a marca é percebida pelas pessoas que interagem com ela.

Por isso mesmo, é importante entender que existe total relação entre a identidade visual e a forma como as pessoas vão interagir com a marca.

Uma empresa que usa cores mais sóbrias e busca se comunicar com o público será percebida no mercado de forma diferente de uma empresa que adota outro estilo de branding.

O impacto das cores, fontes, estilo de fotografia e de todos os componentes da identidade visual de uma marca é muito significativo. Afinal, é a forma como a marca se apresenta ao consumidor.

Além disso, em seu posicionamento há também o tom de voz adotado pela empresa para se comunicar com seu público. Aspecto que também faz toda a diferença para que o relacionamento entre a empresa e o consumidor seja estabelecido.

Uma marca como a Netflix tem um tom de voz completamente diferente do Bradesco, por exemplo. E isso é definido de acordo com o público a ser atingido, objetivos da empresa e até mesmo o nicho de atuação.

Branding empresarial: um conjunto altamente relevante de fatores

O trabalho de branding empresarial consiste em realmente entender a empresa e desenvolver estratégias para tornar a marca mais conhecida.

Para isso é possível desenvolver uma nova identidade visual, a partir de estudos com o intuito de atualizar o posicionamento da marca, por exemplo.

Bem como, é possível usar outras estratégias como uma adequação do tom de voz, visando se aproximar do consumidor e agregar valor para a marca.

Cada negócio passará por um processo, justamente com o intuito de que seja possível adequar as estratégias adotadas aos objetivos do negócio.

Afinal, é uma questão que deve ser profundamente investigada, visando entender qual é a situação atual da marca no mercado e onde se almeja chegar. A partir disso, é possível garantir que a empresa adote um posicionamento eficiente, que é capaz de gerar resultados.

É preciso entender os objetivos de curto e longo prazo da empresa, bem como, o mercado para traçar as melhores estratégias.

Entender qual é a melhor estratégia para o branding empresarial de sua empresa faz toda a diferença e depende da análise detalhada desenvolvida por um especialista.

Quando a empresa deveria investir em branding empresarial?

O investimento em branding empresarial deveria ser feito juntamente com a criação da empresa. Afinal, é preciso desenvolver logo, fonte, papelaria e todos os demais detalhes que são pertinentes ao negócio.

Afinal, quando ocorre um investimento inicial que permite ao negócio se desenvolver seguindo estratégias eficientes, é natural que o negócio alcance resultados acima da média.

O que faz com que se tenha uma estreia positiva no mercado, capaz de contribuir para que a empresa encante os primeiros clientes.

Além disso, também é possível investir pontualmente após a empresa já ter alguns anos completos de mercado. Com o intuito de garantir uma atualização da estratégia, para que a marca seja atualizada.

Não é raro vermos grandes empresas passando por atualizações, como o Itaú, Banco Inter e outras marcas que investem em atualizações de seu branding e posicionamento no mercado.

Qual a importância de atualizar o branding da empresa?

É indispensável passar por atualizações quando a empresa percebe que já não consegue se comunicar com eficiência com o público-alvo.

Além disso, as atualizações são necessárias com o intuito de gerar aproximação da marca com uma nova fatia de público que almeja atrair.

Afinal, é importante que a empresa invista para que consiga ampliar seu mercado, atraindo clientes que queiram consumir seus produtos ou serviços.

As atualizações podem ser parte de uma estratégia de posicionamento da marca, visando alcançar uma nova fatia de público que seja vantajosa para a empresa.

Todavia, em muitos casos quando a identidade visual da empresa é feita por um especialista, não é preciso investir em atualizações, mesmo que a marca já tenha mais de 10 anos no mercado.

Conte com especialistas em branding empresarial

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