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SEO

O que é SEO e qual a importância para o site institucional ou loja virtual?

Autor
Gustavo Lessa Dandolini

4 de junho de 2024

Seja para um e-commerce ou para um site institucional, otimizar a página com técnicas de SEO é fundamental, com o intuito de aumentar a visibilidade do site.

SEO: entenda o que é

Antes de mais nada, é preciso entender que a sigla significa Search Engine Optimization, ou seja, um processo de otimização para mecanismos de busca.

Em outras palavras, o SEO consiste em desenvolver o conteúdo de sua página com o intuito de que o site seja fácil de encontrar ao pesquisar no Google.

Quando a página tem informações relevantes, bem organizadas e é construída por um especialista, a página aparece como um dos principais resultados de pesquisa. O que faz com que mais pessoas que buscam temas relacionados ao universo da marca, descubram o site.

Suponha que você quer tomar um sorvete no domingo de tarde. Ao pesquisar “sorveteria” no Google ele vai disponibilizar como resultado em destaque orgânico aquela empresa que está aberta e que é perto do endereço no qual você está.

Dessa forma, o conteúdo será considerado relevante por você que vai clicar nos resultados, buscando a sorveteria perfeita.

Uma pessoa que monta um site sem ajuda profissional pode se equivocar nas informações disponibilizadas. E por isso mesmo, acaba não incluindo horário de funcionamento, endereço e outros dados, que fazem com que sua sorveteria não apareça como resultado de buscas na região.

Aspecto que é extremamente prejudicial para a marca, que perde oportunidade de divulgação entre potenciais clientes.

O objetivo de SEO é ser fácil de encontrar

Ao desenvolver um site, é muito importante pensar nas estratégias de SEO para que a página apareça como um dos principais resultados quando o potencial cliente pesquisa sobre temas relacionados à sua empresa.

Otimizar um site em SEO é um processo trabalhoso e contínuo. Cada nova página inserida no site precisa ser inteiramente otimizada.

Justamente para que o site reúna um conjunto de informações que o torna mais fácil de achar quando o usuário faz pesquisas online.

Além disso, o objetivo é que a otimização permita que a empresa esteja entre os primeiros links como resultado de busca para o termo pesquisado.

Por entender a importância do primeiro link, a maior parte das empresas que investe em ter o próprio site está disputando esta posição.

Afinal, o objetivo é que o site seja bem otimizado para que o maior número de interessados naquele tema descubra a página. Dessa forma, mais pessoas conhecem a marca e podem se tornar clientes potenciais. E é natural que as pessoas cliquem no primeiro resultado da pesquisa.

Obviamente, é um processo que demanda trabalho especializado. Além disso, a estratégia deve ser personalizada para aquela marca.

Uma vez que, é preciso ter em mente um conjunto de termos que serão otimizados, para que os potenciais clientes daquela empresa tenham facilidade de encontrá-la.

Qual a importância da otimização de SEO?

A otimização de SEO tem como principal foco que a empresa seja fácil de encontrar a partir de uma pesquisa em buscador como o Google.

Por isso, o site precisa ser otimizado considerando termos que o público geralmente busca quando quer encontrar conteúdo relacionado ao universo da marca.

Se uma pessoa está procurando um advogado, por exemplo, ela vai pesquisar “advogado” ou “advogado trabalhista” e termos relacionados.

Diante disso, o profissional responsável pela otimização do site costuma pesquisar os termos relevantes para aquele site e construir a estratégia.

Justamente para que possa desenvolver o site bem otimizado e com isso, conquistar resultados expressivos.

Uma vez que, poderá gerar tráfego orgânico para o negócio todos os dias, contribuindo para que o investimento no site dê bom retorno para o cliente.

Tráfego orgânico elimina a necessidade de tráfego pago?

O investimento em SEO tem como objetivo gerar tráfego orgânico para o site. Ou seja, ter um bom volume de pessoas que podem se tornar clientes acessando a página diariamente.

Isso é importante para que sempre exista fluxo de pessoas acessando a página. Afinal, o tráfego orgânico é qualificado, por ser um usuário que está pesquisando para resolver sua demanda.

Todavia, o tráfego orgânico não substitui completamente a necessidade de investir em tráfego pago. Uma vez que, a estratégia de tráfego pago é indispensável para ampliar o número de pessoas que conhecem a marca.

Perceba que, dentro de uma estratégia profissional, os dois tipos de tráfego coexistem. Justamente para que seja possível alcançar os objetivos da empresa com um site que é eficiente e foi pensado para a demanda daquela empresa.

Um site otimizado é importante para um negócio que deseja vender em todo o país. Assim como, é essencial para uma empresa que almeja vender mais em sua região atraindo clientes para a loja física.

Tenha um site otimizado por especialistas

Na QiNetcom atuamos em duas frentes: o desenvolvimento do site já otimizado, bem como a otimização de sites já existentes.

Em ambos os casos, nossa equipe de profissionais desenvolve um protocolo completamente atualizado e personalizado para a empresa.

Dessa forma, o site terá a identidade visual da empresa, o conteúdo que é relevante para seu público-alvo e um excelente retorno sobre o investimento.

Conjunto de fatores que faz com que a decisão de ter o próprio site seja assertiva. Entre em contato, conheça a nossa proposta e tenha um time de profissionais especializados lidando com seu site.

Justamente para que possa ter uma página que reflete a sua marca online e que oferece bons resultados. Desde uma página institucional até um e-commerce de sucesso dependem necessariamente de uma otimização eficaz.

Desenvolva o site que é eficiente para os objetivos de seu negócio e alcance resultados que antes só pertenciam ao seu imaginário!

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