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Loja Virtual

10 coisas que você deve saber antes de abrir uma loja virtual

Autor
Gustavo Lessa Dandolini

7 de junho de 2024

Começar uma loja virtual é o sonho de muitos empresários. No entanto, existem informações que frequentemente essas pessoas desconhecem, o que dificulta o processo de empreender online e ter sucesso.

Existem muitas informações que são indispensáveis para fazer uma loja virtual funcionar com eficiência. Além disso, algumas informações são úteis para que se possa evitar erros que custam dinheiro e tempo.

Diante disso, trouxemos 10 coisas que você precisa saber antes de começar a sua loja virtual. Confira tudo a seguir.

10 informações úteis antes de começar uma loja virtual

Listamos informações úteis que vão fazer toda a diferença antes de você iniciar uma loja virtual, para que seu empreendimento online seja sustentável, confira:

1.      Faça um planejamento detalhado

É possível vender praticamente tudo online na atualidade. Todavia, é preciso ter planejamento para que você saiba como será a entrega dos itens, o que vai vender, como atrair clientes para sua loja virtual e muito mais.

Muito embora pareça inicialmente extremamente simples vender online e entregar um bom produto, existem etapas que são fundamentais para fazer o processo com segurança, transparência e encantar o seu cliente.

É preciso cadastrar os produtos, divulgar, colocar boas fotos, informações detalhadas, aceitar múltiplos meios de pagamento, ter um frete competitivo. Ou seja, é trabalhoso e o planejamento é indispensável.

2.      Estude o nicho no qual deseja atuar

O mais comum é que as lojas online sejam de nicho, justamente para que seja fácil atrair a atenção de pessoas que realmente compram produtos desse nicho.

Aspecto que faz toda a diferença para que entenda o que as pessoas que compram esse tipo de produto estão buscando.

Além disso, é um conhecimento importante para que você possa definir quais são os produtos oferecidos em sua loja virtual. Visando que você evite investir em produtos que serão difíceis de vender.

3.      É preciso caprichar nas fotos

Muitas vezes, o investimento inicial na construção do site é alto, enquanto o investimento no cadastro dos produtos é baixo.

E este equívoco faz com que as fotos fiquem com baixa qualidade, sejam insuficientes para dar uma ideia realista do produto e gerar interesse.

É indispensável que o site tenha um cadastro detalhista, com as informações necessárias para que o cliente não tenha dúvidas e possa fazer seu pedido.

4.      Invista tempo para ter um bom frete

É importante dedicar um tempo para fechar parcerias que ofereçam múltiplas possibilidades de frete para seu cliente.

Tendo em vista que, é comum que os clientes deixem de comprar por causa do valor do frete que não compensa.

Portanto, ter uma opção de transportadora com valor justo é importantíssimo para que consiga proporcionar uma boa experiência de compra para seu cliente.

5.      Ter uma loja virtual não elimina a necessidade de atender seu cliente

Em muitos casos, os clientes querem esclarecer dúvidas sobre os produtos ou ter atendimento por ter recebido um item que não estava nas condições ideais.

Afinal, é comum que pancadas ocorram no deslocamento e por isso, alguns itens sofrem danos no transporte sendo necessário substituir o produto.

Portanto, é interessante que o cliente tenha um bom atendimento, que seja capaz de oferecer uma boa experiência para seu cliente.

Justamente com o intuito de que seja possível fidelizar e encantar o consumidor, para que mesmo uma experiência inicialmente ruim possa ser transformada em uma compra satisfatória.

6.      É preciso investir em divulgação de sua loja virtual

A divulgação da loja virtual é um processo que deve ser feito de forma contínua, com o intuito de garantir que mais pessoas descubram a marca.

Uma vez que, é preciso atrair pessoas para acessarem a página diariamente, com o intuito de gerar vendas.

Para isso, é possível usar estratégias de tráfego pago, divulgação nas redes sociais da empresa, e-mail marketing e muito mais.

Todavia, é importante ter clareza de que uma loja virtual não é responsável por vender sozinha. É preciso levar o consumidor até a página, com o intuito de garantir que possa ter seus produtos visualizados e as vendas possam ocorrer todos os dias.

7.      Tenha um diferencial

Atualmente existem lojas virtuais nos mais variados nichos, que dão suporte para os consumidores que buscam produtos de qualidade.

Por isso mesmo, é importante perceber que a sua loja não pode ser apenas mais uma no mercado. É necessário ter um diferencial, seja o seu atendimento, os itens que sua loja oferece e nenhuma outra empresa tem ou qualquer outro diferencial que inspire a pessoa a comprar em sua loja virtual em detrimento de outras.

8.      Tenha uma página segura e confiável

Para evitar qualquer tipo de problema na reputação de sua loja virtual, é importante investir na segurança da página.

De modo que, as pessoas possam efetuar as compras com a convicção de que os produtos desejados vão chegar ao endereço.

Além de ser importante para que o consumidor se sinta confiante de efetuar a compra, a segurança é parte do processo de otimização de SEO de sua loja virtual.

O que é indispensável para que sua empresa possa estar bem posicionada e ser encontrada com facilidade quando alguém procura um produto que a loja vende.

9.      Procure o aperfeiçoamento contínuo

O mercado virtual está cada vez mais disputado. O que demanda que as empresas procurem pelo aperfeiçoamento contínuo.

Uma vez que, isso fará toda a diferença para que possam entregar uma ótima experiência para o cliente e se manterem no mercado por um longo prazo.

10.  Tenha bons profissionais auxiliando o processo

Ter experiência faz toda a diferença para que a sua loja virtual seja fundada de forma eficiente, com a entrega de um produto de qualidade e que encanta o cliente.

Existem muitos detalhes que precisam ser pensados, tendo uma plataforma eficaz para seu negócio realmente funcionar.

Por isso mesmo, ter suporte especializado fará toda a diferença para que sua loja online possa funcionar conforme o esperado.

Portanto, aproveite que o time da QiNetcom pode te auxiliar e obtenha um orçamento justo para o desenvolvimento de sua loja virtual. Tenha um time de especialistas cuidando dos detalhes para que sua loja seja exatamente como sempre sonhou. Entre em contato conosco.

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